Adaptação Escolar com Respeito pela Criança

A adaptação escolar representa um marco significativo no desenvolvimento de cada criança. Trata-se de um período de transição, durante o qual o bebé ou a criança começa a estabelecer novos laços e a conhecer novas figuras de referência fora do ambiente e do contexto familiar. Este processo, embora “normal”, não deve ser encarado como uma imposição à criança, mas sim como uma transferência de vínculos realizada de forma gradual e respeitosa.


Idealmente, essa adaptação deve ocorrer com a presença das principais figuras de referência da criança, como os pais ou cuidadores. Todas as crianças, independentemente da sua idade, precisam de se sentir seguras, confiantes e acolhidas neste novo ambiente. E quem melhor para transmitir essa segurança do que as suas principais figuras de vinculação durante o período de adaptação? Quem melhor para fazer essa ponte?


Contudo, sabemos que muitas instituições de ensino, como creches, infantários e escolas, frequentemente não permitem essa abordagem, o que pode tornar esta fase ainda mais desafiante para todos.


Apesar de, do ponto de vista legal, isso ser uma “falácia”, uma vez que o interesse superior da criança prevalece sobre qualquer regulamento e não existe nada na lei que impeça os pais de entrarem na escola pública, é necessário trabalhar em conjunto com as instituições para facilitar este processo de forma a que seja mais fácil para todos os envolvidos. 
Não se trata de ceder, mas sim de encontrar um equilíbrio. É importante perceber que, mesmo assim, há contextos mais rígidos e inflexíveis, onde a colaboração é essencial. E é inegável que as escolas desempenham um papel fundamental. Neste sentido, partilhamos algumas sugestões que podem ser benéficas para todos, oferecendo apoio nesta fase mais desafiante da vida do vosso filho.


Uma adaptação à creche ou à escola feita com respeito, independentemente da idade do bebé ou da criança, é aquela que atende às suas necessidades emocionais e fisiológicas. Isto implica que as instituições devem estar preparadas para lidar com desregulações emocionais, respeitar as rotinas de alimentação e sono, e apoiar processos como o desfralde de cada criança. Mais do que simplesmente seguir as regras e horários da instituição, é fundamental que se respeite a individualidade de cada criança, adaptando-se às suas necessidades específicas.

Como podemos, então, ajudar neste processo de transição e adaptação?

  • A adaptação deve ser gradual, respeitando o ritmo da criança. É importante estar preparado para avanços e retrocessos, uma vez que a adaptação não é um processo linear)

  • Procure realizar a transição das rotinas de alimentação e sono da criança de forma suave e gradual, respeitando os seus horários e necessidades.

  • Mantenha uma comunicação aberta e constante com a creche ou escola, partilhando informações importantes sobre a criança e recebendo feedback sobre o seu progresso e bem-estar.

  • Explique à criança, de forma adequada à sua idade, o que vai acontecer durante o dia. Antecipar os eventos e as rotinas diárias ajuda a criança a sentir-se mais segura e menos ansiosa.

  • Não permita que o choro da criança atinja um ponto de desespero. As despedidas devem ser rápidas e confiantes, transmitindo segurança e calma para evitar traumas.

  • Confie na equipa educativa que vai receber o seu filho. Acreditar que também são capazes de ajudar a regular a emoção da criança é essencial para um processo de adaptação bem-sucedido.
As despedidas podem ser difíceis, mas não têm de ser traumáticas! urante algum tempo, elas podem ser mais desafiantes e até complicadas. É a forma da criança manifestar o seu desagrado por não poder estar permanentemente com a sua principal figura de vinculação, o que é completamente natural. Quando a criança aceitar a co-regulação da nova figura e se acalmar após a despedida, tudo estará bem!

A adaptação escolar é um processo delicado, mas quando realizado com respeito e cuidado, pode ser uma experiência positiva e enriquecedora para a criança e para toda a família.

Respeitar as necessidades individuais da criança e garantir que ela se sinta segura e apoiada em cada etapa do caminho é fundamental para o seu bem-estar emocional e para o seu sucesso escolar a longo prazo.

Psicóloga clínica de formação, apaixonada pelo desenvolvimento humano em todas as suas fases.

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